Para começar, vamos conhecer a receira desse delicioso doce de milho ou o famoso Cural. Uma dica para fazer o ano todo, não apenas para as festas juninas. Delicioso e super fácil de fazer!
Tempo de preparo: Aproximadamente 2 horas
Ingredientes
4 espigas de milho verde (fresco)
1 (uma) xícara de leite ou água
1 (uma) xícara de açúcar
Pitada de sal
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
Canela em pó (opcional, para polvilhar)
Modo de preparo do Doce de Milho ou Cural
Antes de tudo, para fazer esse delicioso doce de milho ou o famoso cural, como é chamado em algumas regiões, precisamos descasque as espigas de milho (corte com uma faca de serra) e retire os grãos, você pode utilizar uma faca afiada. Reserve.
Em um liquidificador, adicione metade dos grãos de milho e o leite. Bata até obter uma mistura homogênea e cremosa. Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo médio. Desse modo, adicione o milho batido, o restante dos grãos de milho, o açúcar e o sal. Nesse sentido, mexa bem para combinar todos os ingredientes.
Agora, cozinhe o doce de milho em fogo médio-baixo, mexendo constantemente para evitar que grude no fundo da panela. Ou seja, a mistura vai começar a engrossar e se tornar mais consistente.
Em outras palavras, continue cozinhando por aproximadamente 20 a 30 minutos, ou até que o doce de milho atinja uma textura cremosa e os grãos estejam macios. Nesse sentido, pode retirar do fogo e deixar esfriar por alguns minutos. O doce de milho ou cural, como também é conhecido, irá adquirir uma consistência mais firme à medida que esfria. Contudo, se quiser um doce mais cremoso, deixe o creme mais ralo quando estiver no fogo pois quando esfriar ficará menos firme.
Transfira o doce de milho para uma travessa ou potes individuais e polvilhe com canela em pó, se desejar.
Por fim, sirva o doce de milho morno ou em temperatura ambiente. Uma dica incrível, pode ser apreciado sozinho, acompanhado de queijo branco ou como recheio de tapioca, panquecas ou bolos.