Em meio a uma rica variedade de sabores que a culinária brasileira oferece, um prato em especial conquistou corações e paladares ao redor do país e além-fronteiras: o pão de queijo com gostinho mineiro. Com sua casquinha crocante por fora e um interior macio e saboroso, esse quitute não apenas sacia a fome, mas também desperta memórias afetivas e celebra a riqueza da nossa cultura.
Conhece a história do pão de queijo? Esse salgado é originário do estado de Minas Gerais, o pão de queijo traz consigo a herança da culinária mineira, rica em sabores simples e marcantes. Bem como sua história remonta ao século XVIII, quando a mandioca era um alimento essencial na região. Em outras palavras, com o tempo, a mandioca deu lugar ao polvilho, e o pão de queijo começou a se firmar como um ícone da culinária mineira.
A magia do pão de queijo reside na simplicidade dos ingredientes, que juntos criam uma experiência inigualável. Ainda mais com a mistura do amido de mandioca, polvilho, queijo e ovos que juntos se transformam em uma massa que, quando assada, revela uma explosão de sabores e texturas.
500g de polvilho azedo
200ml de leite
100ml de óleo
1 colher de cha de sal
2 ovos
200g de queijo minas meia cura ralado
Preaqueça o forno a 180°C e prepare uma forma untada.
Em uma panela, aqueça o leite, o óleo e o sal até ferver.
Coloque o polvilho em uma tigela grande e despeje a mistura quente sobre ele. Misture com uma colher até obter uma massa uniforme. Nesse sentido, deixe a massa descansar um pouco e depois acrescente os ovos, um a um, misturando bem após cada adição.
Todavia, não esqueça do ingrediente mais importante, o queijo minas ralado. Ou seja, mistura à massa até que esteja completamente incorporado.
Modele pequenas bolinhas com a massa, ou seja, junte um pedaço pequeno da massa em suas mãos e faça movimentos circulares para formar uma bolinha. Bem como, todas as bolinhas coloque em uma forma untada, deixando espaço entre elas, que que cresçam.
Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que os pãezinhos estejam dourados por fora.
Todavia, quando estiverem assados, retire do forno e deixe aguardar alguns minutos antes de servir. O mais gostoso é servir quente mesmo pois o queijo ainda está derretido, não tem sabor igual!
O pão de queijo transcende o status de simples alimento e se transforma em um abraço de sabor. É o petisco da tarde que se compartilha com os amigos, o lanche que traz conforto nas manhãs frias e a iguaria que nos transporta para as mesas repletas de risadas e afeto.
50 tendências de moda para 2024 existe? Existe sim! A moda está sempre mudando e…
Hoje vamos falar sobre um estilo de mulher muito pedido: o clássico. Não segue tendências…
Em 2024 presenciaremos diversas novidades e tendências nas lojas. Muitas dessas tendências foram vistas nas…
Quais cuidados com a pele no verão? O o sol intenso e o calor, a…
Conheça a cor do ano de 2024! A Pantone, empresa conhecida por seu sistema de…
Boa Viagem, Ceará: tesouro escondido no nordeste. O Ceará é um dos estados mais encantadores…