Este pudim é uma doçura clássica e apresenta um sabor único, além de delicioso, super cremoso. Apenas faça! Pode me agradecer depois. O segredo esta no caramelo bem clarinho para ficar ainda mais delicioso.
Tempo de preparo do pudim: Aproximadamente 2 horas para fazer.
Ingredientes para o pudim é uma doçura
Para o caramelo você irá precisar de:
1 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
Agora, para o pudim é uma doçura
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite (utilize a lata de leite condensado como medida)
1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo do pudim é uma doçura clássica
Em primeiro lugar, preaqueça o forno a 180°C.
Do mesmo modo, prepare o caramelo. Para isso separe uma panela média, misture o açúcar e a água. Bem como, leve ao fogo médio-baixo e deixe cozinhar, sem mexer, até que o açúcar se dissolva e a mistura comece a adquirir uma cor âmbar.
Nesse sentido, assim que o caramelo atingir a cor desejada, despeje-o imediatamente em uma forma de pudim, espalhando-o para que cubra toda a superfície interna da forma. Cuidado ao manusear o caramelo, pois estará quente. Reserve. Porém, uma dica importante, quanto mais claro você deixar o caramelo mais deliciosa ficará sua sobremesa.
Bem como, em uma tigela grande, quebre os ovos e bata-os ligeiramente com um garfo ou fouet. Ainda assim, adicione o leite condensado à tigela e misture bem até obter uma mistura homogênea. Acrescente o leite e a essência de baunilha à mistura de ovos e leite condensado. Bata novamente até que todos os ingredientes estejam completamente incorporados.
Todavia, para obter uma mistura mais homogênea do seu pudim sugiro bater no liquidificador. Inclusive, uma dica para o pudim não ficar com cheiro de ovo, bata por cerca de 3 a 5 minutos antes de levar a forma.
Depois da massa pronta, despeje a mistura do pudim na forma caramelizada, passando-a por uma peneira para garantir uma textura mais suave e eliminar possíveis grumos. Cubra a forma com papel-alumínio, vedando bem as bordas. Coloque a forma do pudim dentro de uma assadeira maior com água (cozinhar em banho maria) e leve ao forno pré-aquecido.
Dica de ouro
Todavia, banho maria significa, despejar água quente na assadeira maior, em volta da forma do pudim, até atingir aproximadamente a metade da altura da forma. Asse em banho maria por cerca de 1 hora e 30 minutos, ou até que o pudim esteja firme nas bordas, mas ainda um pouco mole no centro.
Retire a forma do pudim cremoso do banho-maria e deixe esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou durante a noite para que o pudim fique completamente gelado e adquira a consistência perfeita.
Para desenformar o pudim, passe uma faca em volta das bordas da forma para soltar o caramelo, de preferência com ele gelado ou em temperatura ambiente para não correr o risco de quebrar. Coloque um prato de servir sobre a forma e vire de cabeça para baixo, com cuidado para não desperdiçar nem um pouquinho do caramelo.
Sirva o pudim bem gelado e aproveite toda a sua suavidade e sabor incomparável. Bom apetite!!